quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dia 6> Zabriskie Point


Zabriskie Point (baixe torrent do filme e torrent do álbum) é um filme de Michelangelo Antonioni lançado em 1970 que mostra o movimento de contracultura dos EUA na época. O filme conta a história de um jovem casal — uma jovem secretária idealista e um militante radical — para passar uma mensagem "anti-establishment".

A trilha sonora do filme, Zabriskie Point, apresenta canções de vários artistas, incluindo Pink Floyd, The Youngbloods, The Kaleidoscope, Jerry Garcia, Patti Page e Grateful Dead. Uma faixa dos Rolling Stones ("You Got the Silver") não apareceu no álbum da trilha sonora. As canções de Pink Floyd, Jerry Garcia e The Kaleidoscope foram escritas para o filme.

Ele foi lançado originalmente em janeiro de 1970, sendo composto por canções de diversos artistas. Uma versão de 1997 inclui quatro faixas de bônus de Jerry Garcia e Pink Floyd que não foram usadas no filme, mas não a trilha sonora original. Jim Morrison, dos the Doors, compôs a canção "L'America" para o filme, que acabou rejeitada por Antonioni (L'America foi publicada mais tarde no álbum L.A. Woman dos The Doors.).

Fonte: Wikipedia (filme e álbum)


Faixas do Pink Floyd:
  1. heart beat, pig meat
  2. crumbling land
  3. come in #51, your time is up
  4. country song
  5. unknown song
  6. love scene (version 6)
  7. love scene (version 4)
Como sempre é marca do Pink Floyd, as faixas tem um tom onírico e descolado da realidade. Destaques: unkown song e crumbling land psicodelicamente folky; e, as duas love scene bem jazzy.


domingo, 27 de dezembro de 2009

Dia 5> o disco da vaquinha

É... final de ano são muitas emoções. Corro feito diabo da cruz do especial do Roberto Carlos, mas minha irmã adora e insiste em assistir essa pérola televisiva. Muitas emoções, muitos compromissos.

Acabei por ouvir somente hoje ao disco que me inspirou a esse projeto do Pink Floyd. Em maio, quando fui visitar meus primos no Rio, tive o prazer de escutar Atom Heart Mother no vinil. Uma delícia!

Hoje estou aqui escutando o disco que meu pai chama o disco da vaquinha. Pink Floyd e suas comunicações em múltiplos níveis (ou nenhum?...).

As faixas são as seguintes:



Atom Heart Mother (1970)
  1. atom heart mother (claro que a mãe ocuparia todo um lado do vinil...)
  2. if
  3. summer '68
  4. fat old sun
  5. alan's psychedelic breakfast

Fico imaginando um show dessas figuras... Nasci numa época pasteurizada. Saudosismo de algo que nunca vivi?... Ainda bem que temos acesso à boa arte.

A finalização da faixa 1 é excepcional. Os vocais dão uma grandiosidade em contraste com todo o "arranha-arranha" das guitarras que rola durante a longa execução. Faz até sentido e dá um toque magistral. Imagino a pessoa levantando para virar o vinil...

Os sussurros de if e a guitarra solando macio ao fundo relaxam gostosamente. Cantiga para ninar?

Summer '68 bem animadinho e alegre. Hippie! Fat Old Sun segue na mesma linha hipponga porém mais calminha e melódica, com solos bem macios e redondos.

E para finalizar, Alan's Psychedelic Breakfast começa com uma pessoa fazendo o café da manhã e riscando fósforos... Solo de piano... Surpreendente até o fim.