quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dia 8: fugi da dieta (me perdoem..., foi por uma boa causa)



Ontem a noite chegou o tanto esperado cd do Zé Ramalho: Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá tudo mudando (2008).

Hoje tive de colocar o cd para tocar no carro. Minha curiosidade estava coçando minhas caraminholas pedindo pela novidade saciar a interrogação em minha mente.

Bem... bom. Bom, bom, bom... nem tanto. Acho que o nome correto para o álbum seria mais algo como que Tá tudo mudado. Para fãs do Zé Ramalho o álbum é ótimo, para os de Bob Dylan (olha minha mão levantada aqui no fundo da sala...) nem tanto assim.

A levada das faixas ficaram muitos mais com cara de Zé Ramalho e toadas regionais delá pra suas bandas do que o espírito folk rock de Dylan. Parabenizo pela produção, pelo esforço de escrever versões que encaixassem nossa realidade cultural nas melodias nacionalizadas e ainda tentar manter um quê do Bob Dylan para, nem que fosse de longe, sentir o gosto do original.

Das 12 faixas do álbum, apenas as 5 últimas conquistaram minha atenção de coração e mente. As outras ficaram somente como um fundo musical agradável para dirigir pela cidade no translado casa-trabalho.

Talvez minhas expectativas tenham sido grandes demais. Talvez o álbum seja um produto de nicho. Talvez essa discussão seja uma perda de tempo.

Às vezes me esqueço que o tempero brasileiro, e principalmente nordestino, pesa quando acrescido ao cozido estrangeiro. Meu alívio é ter gostado o suficiente do álbum para não chegar ao final dele com aquela sensação de luz no fim do túnel - o que seria por demais, quase uma sincronicidade, sendo a faixa em questão uma segunda versão de Zé Ramalho para a já cantada canção de Dylan. Batendo na porta do céu - versão II (Knock, knock, knocking on heaven's door) é palatável, interessante: uma nova possibilidade para uma música consagrada, tanto no original quanto abrasileirada.



O post de hoje foi embalado também com som digital. Junto com o álbum Tá tudo mudando, comprei o Segundo Ato do Teatro Mágico. Faixas variadas, texturas exploradas em vertentes diversas, poesia, música, caldeirão de magias. Muito bom mesmo! Recomendo.

E pensar que eles estiveram em Vitória para um show e eu não fui. Deus queira que logo eles voltem. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário